(Capitais e Regiões Metropolitanas)
(Demais localidades)








O Grupo Sotreq estimula a Responsabilidade Social em todas as regiões de atuação e atividades empresariais, visando sempre o desenvolvimento sustentável.

Reconhece a importância da qualidade, da segurança e saúde no trabalho e das questões socioambientais como uma condição essencial para a manutenção de nosso planeta, da qualidade de vida de todos e para um ambiente saudável, estabelecendo seus compromissos na Política de Gestão da Sustentabilidade.

Atento à responsabilidade que tem para com todos os seus públicos, o Grupo Sotreq vem desenvolvendo e aprimorando práticas de governança corporativa, sustentadas no compromisso de estabelecer relações pautadas pelo respeito, ética e senso de justiça.

Com base nessas relações, o Código de conduta, institui uma cultura e uma conduta organizacional que estabelece padrões de relacionamento com:

• Clientes

• Comunidade

• Funcionários

• Governos e Órgão Governamentais

• Sindicato

• Fornecedores

• Mídia

Em 2005 foi criado o Instituto Social Sotreq – ISSO, uma associação civil sem fins econômicos, responsável por alavancar o investimento social privado de forma planejada, monitorada e sistemática, nas áreas de capacitação profissional, meio ambiente, esporte, cultura e assistência social.

Política do Sistema de Gestão da Sustentabilidade

O Grupo Sotreq, instalado no Brasil, com seus serviços de representação, fornecimento de mão de obra, comercialização, locação e manutenção de equipamentos e componentes, sabendo da importância da qualidade, da segurança e saúde no trabalho e das questões socioambientais, como uma condição essencial para a manutenção de nosso planeta, da qualidade de vida de todos e para um ambiente de trabalho saudável, se compromete a:

Assegurar a melhoria contínua de sua gestão e de seu desempenho na Qualidade, na Segurança e saúde no Trabalho, no Meio ambiente e na Responsabilidade Social;
Assumir um comportamento empresarial socialmente responsável, pautado na promoção da ética, da cidadania, da transparência e do desenvolvimento sustentável nas questões econômicas, sociais e ambientais de seus negócios, no aprimoramento das condições existentes no ambiente de trabalho;
Incentivar e desenvolver ações voltadas para o meio ambiente, o incentivo à cultura, ao esporte e aos direitos da criança e do adolescente, bem como a valorização da família;
Manter objetivos e metas técnicas e economicamente viáveis para a prevenção da poluição, de lesões e doenças, visando o atendimento de seus aspectos e riscos identificados;
Garantir processos, produtos e serviços adequados ao uso, bem como a satisfação de seus clientes, dentro dos níveis de qualidade e produtividade requeridos;
Atender todas as leis aplicáveis e outros requisitos subscritos ao seu negócio, dando atenção especial às práticas de redução, reutilização ou reciclagem de seus resíduos, bem como manter sob controle o consumo de recursos naturais utilizados em seus processos.

Certificação ISO 9001

A Sotreq busca a excelência para fornecer serviços com alto padrão de qualidade sendo o Laboratório SOS e o Centro de Remanufatura de Componentes de Contagem – CRC, certificados pela ISO 9001:2008, configurando-se em dois importantes processos desenvolvidos pela Empresa.

O Laboratório SOS é o mais moderno laboratório de análises de óleos e fluidos da América Latina e na busca da qualidade associada à sustentabilidade, substituiu a matéria prima utilizada na fabricação dos frascos de amostras, de PVC, para PET, que pode ser reciclado, evitando desperdícios.

O Centro de Remanufatura de Componentes de Contagem – CRC implantou o Sistema de Gestão da Qualidade em 2010, o que confere o aumento da produtividade, satisfação dos clientes e redução de custos.

Sistema de Gestão Integrado – SGI

A Sotreq busca estar alinhada às melhores práticas de Sustentabilidade, melhorando continuamente seu desempenho nos pilares Segurança, Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social.

O SGI é um Sistema de Gestão que está em consonância com os requisitos das normas internacionais ISO 14001 (Gestão de Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança), e encontrar-se alinhado à Política do Sistema de Gestão da Sustentabilidade, emitida e aprovada com base nos valores institucionais da organização.

O SGI contém os requisitos básicos, que todo o Grupo Sotreq deve adotar, buscando a minimização dos impactos ambientais gerados pelas suas atividades e para prevenir incidentes ocupacionais causados pelos perigos inerentes aos seus processos.

Concurso Melhores Ideias Sustentáveis

Realizado em 2010 e 2011, teve por objetivo estimular o envolvimento dos funcionários do Grupo Sotreq com iniciativas que se configuram no nosso compromisso com a Sustentabilidade, e constituir um banco de ideias para ações futuras.

Programa de Incentivo a Educação

O programa tem como principal objetivo incentivar os funcionários ativos do Grupo Sotreq, a acompanhar o desempenho escolar de seus filhos. Os três melhores alunos de cada Unidade de Negócio / Regional são premiados e recebem uma quantia pré-definida para reembolso de material escolar.

Programa Voluntariado

O Grupo Sotreq incentiva a participação de funcionários nos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Social Sotreq – ISSO e em campanhas sociais, como formas legítimas de mobilização, articulação e contribuição com a comunidade.

Campanhas de Solidariedade

Em junho, mês em que o Instituto Social Sotreq – ISSO comemora sua fundação, e em dezembro, o Grupo Sotreq mobiliza seus funcionários para a realização de Campanhas Sociais, com o objetivo de arrecadar donativos para as instituições sociais localizadas nas regiões onde o Grupo está presente.

Campanhas Emergenciais

Campanhas esporádicas, destinadas às vítimas de acidentes naturais.

Projetos Incentivados

São ações de interesse público voltadas para a educação, família, meio ambiente e segurança envolvendo leis federais de incentivo:

À Cultura
Ao esporte
Ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Pesquisa de Clima

Tem como objetivo nortear a Sotreq em relação ao Clima, à Cultura Organizacional e ao Engajamento dos funcionários com a empresa e seus objetivos estratégicos, visando favorecer as condições e relações de trabalho em alinhamento aos Valores Organizacionais.

FMDCA Pessoa Física

Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), existem nas instâncias federal, estadual e municipal, para complementar recursos financeiros, tanto de origem governamental como da sociedade civil, a fim de garantir a execução das políticas previstas.

O Grupo Sotreq, ampliando seu compromisso com a Responsabilidade Social, indo além das destinações corporativas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, elaborou um guia para que seus funcionários possam também destinar parte de seu imposto de renda em benefício deste público.

Projeto Diversidade

Tem o objetivo de estimular a valorização da diversidade no ambiente organizacional através de diferentes frentes de trabalho, representando um principio básico de cidadania, que visa assegurar condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, e de oportunidades iguais e de respeito à dignidade de todos.

Contratação de Mão de obra local

São diretrizes corporativas para a contratação local, como reforço da importância do desenvolvimento socioeconômico comunitário e a prática de Responsabilidade Social Corporativa.

Dia do Desafio (Programa Qualidade de Vida)

No mês de maio, o Grupo Sotreq realiza o “Dia do Desafio”, com o objetivo de promover a saúde e o bem estar dos funcionários, a partir de uma ação mundial que é promovida pelo SESC desde 1995 no Brasil.

O intuito é despertar nos funcionários a importância da prática de atividades físicas, assim como promover a integração social.

Parque Conservador de Águas

O Projeto, desenvolvido em parceria com a TNC, visa contribuir com uma iniciativa da Prefeitura de Extrema para a proteção de ambientes frágeis e relevantes para o município, localizado no estado de Minas Gerais, buscando formas de assegurar a manutenção de recursos naturais, em especial a água, qualidade de solo e estoque de carbono.